terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Cinema, Literatura, Diferenças e Educação

Crianças Invisíveis: Pobreza, Aids, preconceito, guerra e outros aspectos de uma infância perdida e desiludida estão no filme Crianças Invisíveis. O projeto, que contou com apoio da Unicef, é composto por sete curta-metragens comandados por diferentes diretores em sete países do mundo. Excluídos e invisíveis, o filme retrata a situação das crianças e adolescentes que vivem nas situações mais vulneráveis e difíceis de serem protegidas, e explora as causas da exclusão e os maus tratos que sofrem a infância.

Crash, no limite
Uma década depois do caso Rodney King, motorista negro espancado por policias brancos, pessoas de etnias diferentes ainda não conseguem conviver em paz na cidade de Los Angeles. Essa é a mensagem de "Crash - No Limite",

Homens de Honra

Situada nos anos 40, a história mostra as esperanças de Carl , filho de um lavrador humilde, em ser alguém na marinha. Porém, ao chegar no navio, descobre que os negros são recrutados somente para trabalhar na cozinha do navio.

Simples como Amar
Uma garota com problemas mentais arranja um namorado. O relacionamento é desaprovado por sua mãe protetora, o que faz com que a garota queira cada vez mais liberdade em sua vida

Amy, Uma vida pelas crianças.
História de uma mulher que deixa tudo para se tornar professora em escola para crianças deficientes. Ela entra para um mundo sem som e se dedica a ensinar crianças a falar. Elas por sua vez, a ensinam a amar.

Gaby
Gaby Brimmer nasceu sem conseguir se mover, andar e falar. Em 1979 tornou-se literária ao escrever um livro numa máquina de escrever usando só o pé esquerdo. Sua luta corajosa para se comunicar, enfrentar o mundo e explorar os horizontes surpreendentemente distantes de suas habilidades.

Filhos do Silêncio
Mostra o amor de uma mulher surda e muda e um professor especializado.

Rain Man
Autista com limitações mentais. Ele e o irmão convivem e aprendem grandes lições de vida.

Nicky and Gino
Gêmeos, um deles é médico e o outro tem deficiência mental adquirida por acidente na infância.

Meu Filho, Minha Vida
História de um menino autista e todo empenho e dedicação da família para integrá-lo à sociedade.

Amargo Regresso
Reintegração de um soldado que fica paraplégico em função de ferimentos de guerra.

Além dos Meus Olhos
Um casal cego que não pode ter filhos resolve adotar uma criança. O Estado é contra, mas o grande desafio é provar que o amor é mais forte que a lei.

Missão Especial
Corrine descobriu o amor com os seus filhos, mas fica transtornada ao descobrir que não existia cura ou tratamento efetivo para a doença de seus filhos gêmeos Stephen e Phillip que nasceram autistas. Para não se tornar prisioneira desta deficiência ela está determinada a propor uma vida normal aos garotos e começa uma jornada em busca desta nova vida. Ela terá que enfrentar muitos obstáculos para superar os preconceitos da sociedade e mostrar a capacidade de seus filhos.
O Piano
É a história de uma surda e de como a sensibilidade ou a falta da mesma influencia no relacionamento com as pessoas portadoras de deficiência.
Mentes que Brilham
Tendo no elenco a própria Foster, Dianne Wiest, Adam Hann-Byrd, o enredo conta a história de uma jovem operária, mãe solteira de uma criança que se revela superdotada, tendo como inspiração a própria história de Jodie, a qual foi uma criança-prodígio, enfrentando muitos desafios em sua vida, tais com aceitação e no filme o pequeno também encontra muitos problemas a enfrentar.
Prisioneiros do Silêncio
Mãe leva filho autista para uma instituição especializada e descobre maneiras de comunicar-se com ele.

Literatura:
Tudo bem ser diferente (Todd Parr)
Aprendendo sobre as Diferenças (Rodrigo Estranhamanho)
Flicts (Ziraldo)
Por que Eloísa? ( Criatiana Soares)

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Zoom...


De autoria de Istvan Banyai ZOOM é uma obra literária dedicada a um público infantil , mas utilizo-me dela para uma análise acerca da forma como vemos e produzimos identidades em sala de aula. Trata-se dos olhares que diariamente lançamos sobre alunos e alunas, principalmente aqueles diagnosticados como não aprendentes. Acho relevante falar sobre como construimos nossas verdades, nosssas crenças. Entendo que estas são formadas a partir do lugar de onde vemos as coisas e nossas certezas são construídas a partir de nossa percepções, portanto, é necessário que tomemos sempre, muito cuidado com certas verdades absolutas. Seria o caso, talvez, de afastar o zoom para vermos sob um ângulo maior que nos permitisse ver além daquilo que estamos acostumados... as outras relações que não são tão visíveis quando aproximamos o foco, pois quando estamos muito perto de uma situação, geralmente vemos o que nosso ângulo de visão nos permite, esquecendo muitas vezes que estes nossos olhares e as representações que formamos a partir deles sobre os sujeitos com os quais trabalhamos podem marcá-los de forma que estes assimilem de fato a condição de não aprendentes , de incapazes ou deficientes não conseguindo sair ou desvencilhar-se deste rótulo, pois ao falarmos sobre as coisas nós a constituimos.

Buscar novas possibilidades, outras potencialidades, novos deslocamentos de olhar, desconstruções no nosso modo de pensar estes sujeitos é o grande desafio aos professores que pretendam trabalhar as diferenças em sala de aula, sem pré julgamentos, sem pré conceitos...

domingo, 20 de janeiro de 2008

Na vila em que nasci...

Seria cômico, se não fosse trágico... Já não me recordava desse acontecimento desde que saí do interior para a cidade. Vilazinha de aproximadamente 4 mil habitantes, tipicamente agrária. Na grande maioria, homens que se dedicam ao trabalho com a agricultura e mulheres donas de casa. Uma vila que concentra boa parte de seus moradores numa faixa de idade mais avançada, já que muitos dos jovens procuram cidades vizinhas para estudar e buscar emprego. Todos os anos nessa época, acontece lá a tradicional festa em honra a São Sebastião, santo padroeiro da paróquia e a partir da qual narro estes fatos. Bom, o fato é que a igreja com duas fileiras de bancos, é ocupada de um lado por mulheres, de outro pelos homens. Isso mesmo, homens e mulheres ao chegarem na igreja se dividem, e o mais interessante de tudo isso é que ninguém se questiona por que as coisas são assim, sendo que tais comportamentos são assimilados como próprios, como naturais. De onde surgiu isso, não sei responder, só sei que desde que me conheço por gente é assim. Fiquei me questionando se isto seria uma condição dada pela própria igreja, talvez nos tempos de antigamente e que perdurasse até hoje, ou se seria fruto de uma cultura que sempre colocou homens e mulheres em diferentes papéis e destaques e que continuaria sendo reproduzida ali, ou ainda, o fato de que durante muito tempo a mulher foi considerada como impura, condição esta também presente num campo mais simbólico no fato de qualquer homem que se aproxime de uma mulher estará consequentemente inapto para o exercício do celibato.... Por coicidência estava fazendo a leitura de um livro onde em um dos capítulos Perrot, historiadora francesa, afirma que as mulheres, sendo constantemente interpeladas, exortadas pelas autoridades que detém o poder, são o alvo de um discurso normativo que, insistindo sobre o que devem ser, contribui para mascará-las e velá-las em seu ser o que é justificado também pelo discurso de Foucault no qual o poder e a dominação revestem, no mundo moderno, a forma de um "disciplinamento" imposto. Fiquei pensando agora o quanto a cultura é forte e impregnada nos nossos seres...Em tempos em que os papéis de homens e mulheres estão sendo resignificados, na vila em que nasci os papéis parecem não ter mudado.

Crianças e internet: perguntas frequentes

Não resta dúvida do imenso potencial do computador e da internet como ferramentas de aprendizagem. No entanto, pais e professores precisam estar alertas para que esta ferramenta não venha a tornar-se um possível problema. Navegando encontrei esse site: Crianças e internet, que fornece dicas interessantes e esclarece algumas dúvidas em relação à utilização da Internet pelas crianças.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Coisa de Criança



Hoje ouvi uma música da Paula Toller, "Oito Anos" e fiquei pensando como é interessante ver nossos pequenos, filhos, alunos, enfim... descobrindo o mundo. Li em algum lugar que a infância é é a idade das interrogações, a juventude a das afirmações, a velhice a das negações. De fato, mas acredito que sobretudo a infância, doce infância...seja uma época especialmente interessante que deve ser ao máximo explorada por pais e educadores. A criança inteligente é a criança "xereta", perguntadora, pronta para se meter onde não foi chamada. Ainda que tempos atrás se associasse a curiosidade infantil com "falta de educação", a verdade é que ela é sempre bem-vinda, principalmente para pais e professores que sabem valorizá-la, discipliná-la e, sobretudo, legitimá-la. Com certeza, muitos de vocês já passaram por esta experiência, já riram ou até se viram sem respostas diante de tantas indagações, mas sabem o quão rica é essa fase, a música diz mais ou menos assim:

Por que você é Flamengo
E meu pai Botafogo
O que significa"Impávido Colosso"?
Por que os ossos doem
Enquanto a gente dorme
Por que os dentes caem
Por onde os filhos saem

Por que os dedos murcham
Quando estou no banho
Por que as ruas enchem
Quando está chovendo
Quanto é mil trilhões vezes infinito
Quem é Jesus Cristo
Onde estão meus primos
Well, well, well Gabriel.
Well, well, well
Por que o fogo queima
Por que a lua é branca
Por que a Terra roda
Por que deitar agora
Por que as cobras matam
Por que o vidro embaça
Por que você se pinta
Por que o tempo passa
Por que que a gente espirra
Por que as unhas crescem
Por que o sangue corre
Por que que a gente morre
Do qué é feita a nuvem
Do qué é feita a neve
Como é que se escreve Reveillón
Well, well, well , Gabriel

Deu Apagão na Educação

Deu apagão na educação e o Brasil ficou entre os cinco piores entre 57 países numa avaliação internacional feito pelo PISA...
Deu apagão na educação e os burocratas, fazedores de leis, esqueceram o que diz a constituição: "Educação é direito de todos"...
Deu apagão e o governo se esqueceu de investir na educação, de equipar as escolas, de remunerar de forma justa os professores...

Deu apagão na educação e a escola esqueceu de ver a diferença como sinônimo de diversidade, passando a entendê-la como oposição à igualdade...
Deu apagão na educação e os alunos deram branco na prova porque precisaram decorar o conteúdo.
Deu apagão na educação e a escola esqueceu-se que educação é para a vida, não só para passar no vestibular...
Deu apagão na educação e a escola esqueceu-se de falar da sexualidade lésbica e homossexual, da cultura cigana, das pessoas com deficiências físicas ou psíquicas, das culturas populares, do racismo. Esqueceu-se que a realidade social não é feita só do branco, do masculino, do letrado,do heterossexual, do católico...
Deu apagão na educação e a escola esqueceu de ensinar o aluno a perguntar , a duvidar, a questionar, insistindo em que dêem respostas...
Deu apagão na educação e o professor esqueceu que o trajeto, mesmo com erros, é aprendizado...
Deu apagão na educação, um apagão histórico, secular!
Ei,psiu! faz favor, acende a luz!

sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Para além dos Jardins de Infância

Imagens da obra de Francesco Tonucci: "Com Olhos de Criança"

Idealizado e criado pelo pedagogo alemão Friedrich Wilhelm August Froebel, os jardins de infância, deveriam ser locais de proteção e cuidados. As crianças eram consideradas o gérmen da humanidade e necessitavam, desde pequeninas, dos cuidados como em um jardim, por isso o nome Kindergarten. A expressão se impôs em todo o mundo, inclusive no inglês. As crianças eram consideradas plantinhas de um jardim, cujo jardineiro era o professor. Longe de pretender qualquer questinamento, até porque suas idéias continuam vivas e são referências para o trabalho educativo com crianças pequenas ainda hoje, me coloco a pensar se Froebel estivesse vivo nos dias de hoje. Talvez ele falasse mais da curiosidade das crianças numa era que se intitula tecnológica, numa era em que as crianças não brincam mais de bulica, queimada, pular corda, passar anel, carrinho de rolimã... mas que brincam com modernos vídeo games, passam horas em frente à televisão, acompanham notíciários, acessam internet e são capazes de discutir com propriedade vários assuntos. Talvez ele enfatizasse mais o papel do professor e da escola de educação infantil em tempos de novas concepções de criança, família conhecimento, sociedade.


O que estou pretendendo dizer e que considero preocupante é a forma como algumas escolas e/ou professores vêem a educação infantil. Fruto de uma má interpretação e de raciocínios simplistas sobre o que significa a educação na infância algumas destas passam a incorporar de fato a idéia de criança como uma florzinha que carece apenas de cuidados e de alguns poucos ensinamentos, que muitas vezes acabam virando mais ocupações do que propriamente, aprendizado, horas de trabalho árduo: bolinhas de papel, massa de modelar, máscaras de coelhinhos, saci, ou seja lá o que for.

O que se tem verificado, na prática, é que tanto os cuidados como a educação têm sido entendidos de forma muito estreita. Cuidar, tem significado, na maioria das vezes, realizar as atividades voltadas para os cuidados primários. Mais que isso, é necessário criar ambientes alegres, bem aparelhados, organizados para oferecer experiências instigantes e desafiadoras, adequadas às crianças de cada idade.

Froebel defendia uma educação sem obrigações para as crianças, que, para ele, aprendiam conforme seus interesses e por meio da prática.
O caminho para isso seria deixar a criança livre para expressar seu interior e perseguir seus interesses. Froebel adotava, assim, a idéia contemporânea do "aprender a aprender". Para ele, a educação se desenvolve espontaneamente. Quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é receptiva a novos conhecimentos. O ponto de partida do ensino seriam os sentidos e o contato que eles criam com o mundo. Portanto, a educação teria como fundamento a percepção, da maneira como ela ocorre naturalmente nos pequenos.

A criança pequena necessita de atenção, cuidados e proteção sim, mas precisa também de um espaço de pesquisa, de construção de conhecimentos, de uma escola que dê vazão para suas idéias e igualmente para suas dúvidas, curiosidades e interesses de uma forma lúdica e atrativa. Questiono porém, um outro viés, igualmente equivocado onde professores de educação infaltil, forçosamente inserem as crianças em processos de alfabetização ou numeralização precoces, num falso discurso que esta ocorre de forma espontânea. São comuns aí as atividades com lápis e papel, os trabalhos realizadas na mesa, o cerceamento do corpo, as rotinas repetitivas, pobres e empobrecedoras, desconsiderando-se uma fase em que predominam o sonho, a fantasia, a afetividade, a brincadeira.... Acredito que o ato de escrever deve ser cultivado e não imposto, pois é necessário que as letras se tornem elementos da sua vida, da mesma maneira que a fala, mas acredito principalmente que qualquer que seja a proposta esta deve respeitar a maturidade, a necessidade e se tornar objeto de prazer e interesse da criança.

Que tenhamos consciência da nossa importância enquanto educadores da infância e, reconheçamos que a sabedoria não se encontra no topo de um curso de pós-graduaçao, mas no montinho de areia da escola de todo dia. Não conheço a autoria, mas tem uma reflexão narrada por Pedro Bial que acho bastante interessante: JARDIM DE INFÂNCIA

domingo, 6 de janeiro de 2008

Espanhóis lançam a primeira boneca com síndrome de down

Aparentemente é uma boneca normal, mas quem prestar mais atenção notará os traços típicos de bebês com síndrome de down. O primeiro brinquedo com essas características se chama Baby Down e é uma das novidades de sucesso do mercado espanhol para as celebrações do próximo dia dos Reis, no domingo (6).
Acompanhe a reportagem completa aqui

sábado, 5 de janeiro de 2008

Você está preparado ou preparando seu filho para conviver com a diferença?

Este ano tive a oportunidade de conhecer o educador que de forma tão sábia profere a fala a seguir abordando a questão da diferença. Na oportunidade, Rubem Alves comenta sobre a carta que escreveu aos pais e que segue na íntegra no link abaixo. Mais do que uma carta, é uma lição de vida para todos nós..."Perca" alguns minutos do seu precioso tempo para lê-la. E talvez você ganhe muitos minutos de reflexão que poderão fazer a diferença na educação de seus filhos.
Clique aqui

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Apertem os cintos, a CPMF sumiu...


Apertem os cintos!!!
Isso não é decolagem não...
No Brasil tem outro nome,
É a tal da recessão.
Nem dois dias se passaram
E já pensam na substituição
Senhor ministro deu a ordem
Apertem os cintos (mas não muito)
Só uma modesta contribuição...
Sai CPMF, entra IOF
Trocaram seis por meia duzia???
E o povo, ó coitado, nem deu tempo de aplaudir
Será mais uma daquelas...conversas pra boi dormir?

Novo conceito de cinto: Adereço muito utilizado pelo povo (governado) e totalmente desconhecido pela cúpula governamental.

terça-feira, 1 de janeiro de 2008

Blogs, blogueiros e afins...

Sabe aquela máxima: "Só sei que nada sei". Pois então... frequentemente me pego pronunciando . Agora mesmo, conhecendo alguns blogs me deparei com mais alguns termos comuns entre blogueiros, mas que pra quem não é assim, diga-se de passagem, nenhuma expert nesse meio, só resta correr atrás, "se informa minina"!!! Vivo nessas horas o que Rubem Alves fala a respeito do que nos é desconhecido, duvidoso: "Decifra-me ou eu te devoro" Então antes que me devore tive a idéia de organizar um... chamemos de "blogonarium"- um dicionário com os vocábulos e expressões mais usados na blogosfera. Talvez seja um post útil a quem pretenda começar um blog. Se você acabou de ler alguma coisa que não entendeu, calma...eu começo por elas:

Blog: é a seqüência cronologicamente ditada de posts em uma página de internet. Pode ser complementada por outras seções, categorias, arquivos, blogrolls e outros apêndices. Também conhecido por Web log. Jornal pessoal publicado na Web, normalmente com toque informal, atualizado com freqüência e direcionado ao público em geral. Blogs geralmente trazem a personalidade do autor, seus interesses e um relato de suas atividades.

Post: Unidade básica de um Blog. É uma unidade textual, visual, audiovisual ou sonora com data de publicação específica que, quando posta em seqüência cronológica constitue o que costumamos chamar de Blog ou weblog.

Blogosfera : O conjunto de blogs existentes ou a comunidade de blogueiros.

Blogroll: Uma lista de links de outros blogs ou sites com os quais o autor do blog tem afinidade.

Meme: Quando utilizado num contexto coloquial e menos especializado o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra (google) Num contexto mais específico, seria "qualquer assunto que se espalhe "espontaneamente" na blogosfera" ( definição do meu amigo Sérgio - Opa!!!!).

Problogger: Pessoa que vive dos rendimentos obtidos com seus textos em blogs. É considerado problogger todo aquele que trata o blog como um negócio e/ou dele se sustenta.

Banner: Anúncio colocado em páginas da Web.

Blogagem Coletiva: Vários blogs se juntam para falar do mesmo tema no mesmo dia.

Kibar: ( tem até gíria) plagiar, copiar conteúdo de alguém, sem citar as devidas fontes. O nome foi originado por causa do blog kibeloco, que geralmente copia coisas dos outros blogs sem o merecido crédito. O "verbo" pegou e quem plageia na internet é kibador e quem é plagiado, é o kibado.

Feed: contem uma sinopse ou conteúdo completo de um post em um blog.

Feedburner: Popular e eficiente gerenciador de feeds.

Agregador de Feed: Programas ou sites responsáveis por receber e apresentar de forma organizada os feeds dos blogs assinados pelo usuário.

Leitor de Feed: O mesmo que Agregador de Feed.

HTML: Linguagem de programação, adotada no mundo inteiro, para criar documentos, hypertextos e construir páginas na internet. Hoje, vários software permitem criar páginas HTML sem conhecer uma palavra desta linguagem.

Ping : Ação de enviar um sinal para outros sites ou blogs desde que prubliquem um novo bilhete. Vários sites atualizam em permanência e em tempo real a lista dos blogs que os "pingam". Estes sites federadores permetem à qualquer momento de seguir os blogs mais recentemente atualizado.

Trackbacks : É um protocolo estabelecido que permete a intercomunicação automática entre websites. Ele permite um blog "A", por exemplo, notificar um blog "B" de que houve um novo post em "A", e que este novo post pode interessá-lo. Isso se dá através de Ping (mensagens curtas) enviadas de "A" para "B", desde que o post é feito. Desta maneira sempre vai existir um vestígio das reações que aquele primeiro post provocou, sobretudo se estas reações foram publicadas em outros locais da web. Se "A" edita uma reação à um post de "B", "B" será notificado. "B" poderá assim ver todas as reações provenientes de outros blogs. O interesse é que isso se faça de modo automático, possibilitando ter uma memória das trocas realizadas, e é claro sem sair do seu próprio blog ("A" não precisa ir no blog de "B" para postar uma reação ao blog de "B", nem para informá-lo de que isso foi feito).

Plugins: São “ferramentas” desenvolvidas por programadores ou curiosos para adicionar funcionalidades aos blogs. Existem uma infinidade de plugins, desde aqueles que inserem uma enquete, como plugins para adicionar publicidade online.

Tags : São palavras que ajudam a indexar os blogs. São como índices na hora de fazer uma procura. Se seu livro não tem um índice, fica muito mais difícil achar o que você quer! Essas palavras-chaves classificam o seu texto e relacionam as informações.

Blogblogs: O maior site de indexação, ranking e busca de blogs do Brasil.

Blogger: É o serviço de blog mais usado no mundo, tem uma interface simples e fácil de usar.

LiveJournal: Além de blog, também funciona como uma comunidade on-line, com interação entre os usuários.

Terapad: Possui uma versão gratuita para criar e manter um blog no ar. Tem também recursos de fórum de discussão e shopping para venda de produtos.

WordPress: O WordPress é um dos sistemas mais usados por quem tem blog com dominio pago, porém você pode usá-lo gratuitamente através do portal do WordPress.

Widgets: São componentes de interface gráfica com o usuário (GUI). Qualquer item de uma interface gráfica é chamada de widget, como: janelas, botões, menus e itens de menus, ícones, barras de rolagem, etc. Além disso, o widget pode representar textos ou imagens que podem ser capturados e publicados automaticamente em qualquer tipo de website, incluindo blogs. Os widgets podem representar também pequenas janelas que ficam no desktop. Essas Janelas têm como objetivo principal entreter, ajudar ou informar o Usuário.


Quem quiser dar mais alguma sugestão poderá colocar nos comentários. Quem sabe eu aprenda mais alguma coisa...