terça-feira, 10 de junho de 2008

Windows Vista: Limite o acesso dos seus filhos à Internet

Conheci esta semana uma ferramenta do Windows Vista: "Controle dos Pais", um utilitário bastante interessante aos pais que querem acompanhar ou limitar o acesso dos filhos à internet.

Configurar Controle dos Pais

Você pode usar o Controle dos Pais para ajudar a gerenciar o modo como as crianças usam o computador. Por exemplo, você pode definir limites no acesso das crianças à Web, os horários em que elas podem fazer logon no computador, bem como os jogos que podem participar e os programas que podem executar.
Quando o Controle dos Pais bloqueia o acesso a uma página da Web ou jogo, uma notificação é exibida informando que a página da Web ou o programa foi bloqueado. Seu filho pode clicar em um link na notificação para solicitar permissão de acesso a essa página da Web ou a esse programa. Você pode permitir o acesso inserindo informações da conta.

Antes de iniciar, verifique se cada criança para as quais você deseja configurar o Controle dos Pais tem uma conta de usuário padrão, pois o Controle dos Pais só pode ser aplicado a contas de usuário padrão. Para configurar o Controle dos Pais para o seu filho, será necessário ter uma conta de usuário de Administrador. O Controle dos Pais não pode ser aplicado a uma conta de usuário de Administrador.
O utilitário Controle dos Pais pode ser localizado rapidamente através da busca do Menu Iniciar.
Para ativar o Controle dos Pais em uma conta de usuário padrão:
1) Clique para abrir Controle dos Pais. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação.

2) Clique na conta de usuário padrão para a qual você deseja definir o Controle dos Pais.

3) Em Controle dos Pais, clique em Ativar.
4) Depois de ativar o Controle dos Pais para a conta de usuário padrão do seu filho, você pode ajustar as configurações individuais que deseja controlar. Você pode controlar as seguintes áreas:

Restrições da Web: Você pode restringir os sites que as crianças podem visitar, certificar-se de que as crianças somente visitam sites adequados para a idade delas, indicar se deseja permitir downloads de arquivo e configurar o conteúdo que deseja que os filtros de conteúdo bloqueiem e permitam. Também é possível bloquear ou permitir sites específicos.
Limites de tempo: Você pode definir limites de tempo para controlar quando as crianças têm permissão para fazer logon no computador. Os limites de tempo impedem que as crianças façam logon durante as horas especificadas e, se já estiverem conectadas, serão desconectadas automaticamente. Você pode definir horas de logon diferentes para cada dia da semana.

Jogos: Você pode controlar o acesso a jogos, escolher um nível de classificação etária, escolher os tipos de conteúdo que deseja bloquear e decidir se deseja permitir ou bloquear jogos não classificados ou específicos.

Permitir ou bloquear programas específicos: Você pode impedir que as crianças executem programas que você não deseja que elas executem.

Nenhum comentário: