quarta-feira, 19 de março de 2008

Softwares Especiais na Educação Especial.

(Clique no nome do programa, acesse o site e faça o download)

Tux Paint: É um software free de desenho, ganhador de prêmios, para crianças com idades entre 3 e 12 anos. Ele combina com uma interface bastante fácil e intuitiva, efeitos de som divertidos, e através de um mascote, encoraja as crianças a utilizarem o programa. Possui uma enorme variedade de ferramentas de desenho e pintura, visando despertar a criatividade dos usuários.
Ele executa sobre uma grande variedade de plataformas, incluindo todas as versões do Windows.

Download: Tux Paint & Tux Paint Config.Tux Paint 0.9.16tuxpaint-0.9.16-win32-installer.exe
Version: 0.9.16 (2006.10.21)
Size: 6.5MB
From: John Popplewell.

Você também pode baixar uma versão completa de carimbos para aguçar ainda mais a criatividade das crianças.

Version: 2006-10-21
Size: 13.5MB
From: John Popplewell

CobPaint - Programa de desenho, muito simples, para ser utilizado na Educação Especial com crianças que não conseguem utilizar o Paint ou outros softwares de desenho. Possui um interface amigável, botões grandes e um estojo de ferramentas básicas: três lápis, dois baldes de cores, uma borracha e cinco opções de cores. O programa guarda as imagens automaticamente na pasta do programa (colbpaint), sem necessitar que o utilizador lhe dê um nome.
Imagens:

Hagáquê - software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Trata-se de um editor de histórias em banda desenhada (BD) com um banco de imagens com os diversos componentes para a construção de uma BD (cenário, personagens, etc) e vários recursos de edição destas imagens. O som é um recurso extra oferecido para enriquecer a BD criada no computador.

Qtmdemo - Software de criação de histórias em quadrinho da Turma da Mônica - versão de demonstração, mas com vários recursos e possibilidades.

Globus - Programa que faz uma representação gráfica no ecrã da voz emitida num microfone. Útil para estimular a fala.

Text Aloud - O Text Aloud MP3 é um programa que permite sintetizar e gravar fala a partir de texto. Pode ser utilizado como auxiliar de leitura de textos, correio electrónico, páginas web, livros em formato digitais, etc., por pessoas com deficiência visual, mental ou dislexia ou como ferramenta de comunicação aumentativa, por parte de pessoas com dificuldades de comunicação verbal .
Os textos podem ser ouvidos em tempo real ou gravados para ficheiros WAV ou MP3.

Imagina - É uma nova geração da linguagem Logo. O Imagina possui uma hierarquia de objectos e comportamentos, processos independentes e paralelos, ferramentas de desenho e animação e um interface de manipulação directa e alargada.
Foi desenvolvido para estudantes, professores, programadores e investigadores, permitindo:- elaborar desenhos e animações;- desenvolver aplicações para a Internet;- compor e explorar peças musicais;- utilizar sintetizador de voz;- construir ambientes de aprendizagem;- comunicar ideias e construir apresentações;- criar aplicações multimédia em formato EXE.

Braille Fácil - O programa Braille Fácil faz com que a criação de uma impressão Braille seja uma tarefa muito rápida e fácil, a tal ponto que esta seja realizada com um mínimo de conhecimento do sistema braille. Através do Braille Fácil a impressão de textos corridos são absolutamente triviais. O texto pode ser digitado diretamente no Braille Fácil ou importado a partir de um editor de textos convencional. O editor de textos utiliza os mesmos comandos do Bloco de Notas do Windows, com algumas facilidades adicionais. Uma vez digitado, o texto pode ser visualizado em braille e impresso em braille ou em tinta (inclusive a transcrição braille para tinta).Grande parte da operação do programa é controlada pelo menu principal, através do qual todas as funções são ativadas, incluindo os controlos de edição do texto.

2 comentários:

Unknown disse...

Elis!
Como está sendo difícil falar contigo!
Estava aguardando sua contribuição no informativo "Cultua na rede" da SED. Lembras? gostei muito das orientações dos Softwares Especiais para educação Especial. Caso não importares gostaria de publicá-lo, é claro com sua permissão...Hã não vou esquecer é claro do autor e referências...Abços Luiz
http://culturanateia.blogspot.com/

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Oi Elisangela, super interessante este seu post.
Vim agradecer a sua participacao na blogagem coletiva contra o analfabetismo.
Me ajuda a divulgar esse assunto tao difícil e tao necessário para o nosso Brasil. Pega lá na Saia Justa o selinho.

Boa semana.