quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Coisa de Criança



Hoje ouvi uma música da Paula Toller, "Oito Anos" e fiquei pensando como é interessante ver nossos pequenos, filhos, alunos, enfim... descobrindo o mundo. Li em algum lugar que a infância é é a idade das interrogações, a juventude a das afirmações, a velhice a das negações. De fato, mas acredito que sobretudo a infância, doce infância...seja uma época especialmente interessante que deve ser ao máximo explorada por pais e educadores. A criança inteligente é a criança "xereta", perguntadora, pronta para se meter onde não foi chamada. Ainda que tempos atrás se associasse a curiosidade infantil com "falta de educação", a verdade é que ela é sempre bem-vinda, principalmente para pais e professores que sabem valorizá-la, discipliná-la e, sobretudo, legitimá-la. Com certeza, muitos de vocês já passaram por esta experiência, já riram ou até se viram sem respostas diante de tantas indagações, mas sabem o quão rica é essa fase, a música diz mais ou menos assim:

Por que você é Flamengo
E meu pai Botafogo
O que significa"Impávido Colosso"?
Por que os ossos doem
Enquanto a gente dorme
Por que os dentes caem
Por onde os filhos saem

Por que os dedos murcham
Quando estou no banho
Por que as ruas enchem
Quando está chovendo
Quanto é mil trilhões vezes infinito
Quem é Jesus Cristo
Onde estão meus primos
Well, well, well Gabriel.
Well, well, well
Por que o fogo queima
Por que a lua é branca
Por que a Terra roda
Por que deitar agora
Por que as cobras matam
Por que o vidro embaça
Por que você se pinta
Por que o tempo passa
Por que que a gente espirra
Por que as unhas crescem
Por que o sangue corre
Por que que a gente morre
Do qué é feita a nuvem
Do qué é feita a neve
Como é que se escreve Reveillón
Well, well, well , Gabriel

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá Elis, ao ler seu Texto lembrei daquela tão famosa frase "...infância, tempo bom que não volta mais...!".
É certo que mesmo recebendo tanta importância, seja nos textos poéticos ou nos pedagógicos, a infância está longe de receber o tratamento merecido! A falta de condições básicas de vida de milhões de crianças entristecem e envergonham nós brasileiros diante de tamanha grandiosidade nacional; além do TERRÍVEL caos educacional que facilmente tem se instalado em muitos lugares, em diferentes realidades e com variadas causas(um longo diálogo...!); ainda tem aquela educação tradicional que persiste em assombrar salas de aula na tentativa de "controlar" seus alunos, banindo a criatividade de suas mentes, em benefício, vejam só, da boa educação!
Há muito que se discutir...trocar idéias...é preciso aprender a ensinar melhor, cada vez melhor!!!
Ui...parece que me passei...hehehe!!! Quem sabe saudades do trabalho...ou o tal "bichinho da curiosidade" apareceu... deve ser influência desse blog que está muito...!!! Dez!!!! Um abraço.

Anônimo disse...

Parabéns!! Seu blog sempre com reflexões muito interessantes. Coloquei nos favoritos do meu blog.

Um grande abraço!

Anônimo disse...

Olá e parabéns pelo seu blogue.

Agradecíamos que pudesse divulgar junto dos seus visitantes o Concurso de vídeos no YouTube "Biblio Filmes: Livros, Bibliotecas, Acção!".

O QUÊ?
Um grupo de professores, decidiu criar o concurso BiblioFilmes que pretende lançar um desafio à comunidade da Língua Portuguesa a fazer um "filme" (em vídeo ou telemóvel) a contar a sua história e provar o quanto gostam de ler, da sua biblioteca e/ou livros.

PARA QUEM?
Professores, Alunos, Funcionários de Bibliotecas, ... - na verdade, qualquer pessoa que goste da sua Biblioteca (Pública, Escolar, privada).

Todos estão convidados a fazer um vídeo sobre a sua biblioteca preferida e/ou livro!

QUANDO?
Realização e envio dos filmes- até 2 de Abril de 2008 (Dia Internacional do Livro Infantil) Período de votações- até 23 de Abril (Dia Mundial do Livro), em que serão anunciados os vencedores.

QUEREM SABER MAIS?
Visitem o nosso blogue http://bibliofilmes.blogspot.com ou em http://BiblioFilmes.com

Sindy disse...

Oi Elis
Eu tenho a versão da Adriana Calcanhoto cantando esta música no CD Partimpim. O CD é maravilhoso e todas as músicas têm um significado especial. Você pode ler as letras em http://vagalume.uol.com.br/adriana-calcanhoto/oito-anos.html e ouvir direto na internet no site das Americanas http://www.americanas.com.br/AcomProd/580/147163
Ah! E tem vários vídeos no youtube. Eu usei em algumas capacitações de professores em 2006!
Amei a dica!
Bjks no coração
Sintian